Instrução Fisioterapia

Retorno após lesão

As recomendações para voltar às quadras depois de uma lesão e não se machucar novamente


“Fisioterapia não funciona”. Para os profissionais da área, é duro ouvir esse tipo de coisa recorrentemente. Na hora, pensamos: “O que não funciona, a fisioterapia ou o fisioterapeuta?” A fisioterapia esportiva não se resume somente à utilização de choquinhos, ultrassom, gelo, etc.

Porém, o mais triste é ver fisioterapeutas utilizando o “pacotão”, ou seja, todos os recursos de uma só vez. Se você fez esse tipo de tratamento, saia correndo – a não ser que seu problema seja nos joelhos... É preciso que o profissional faça uma avaliação detalhada e elabore um programa de tratamento – que inclui os diversos recursos da fisioterapia – e um trabalho de exercícios para corrigir e melhorar o que foi encontrado na avaliação. O tratamento adequado é fundamental para o sucesso da recuperação e retorno seguro para o esporte. Mas, e depois do tratamento, posso voltar a jogar?

Se você fizer a fisioterapia em qualquer serviço, é bem provável que a resposta seja sim. O que se costuma ouvir de pacientes com o agravamento da lesão anterior é que a orientação do profissional de saúde foi: “Pode voltar a jogar e, se sentir alguma dor, pare imediatamente”.

Diversas lesões ocorrem por sobrecarga, ou seja, quando se treina e joga com muita frequência (volume e intensidade), mesmo preparado (com orientação). Para evitar qualquer problema muscular ou articular, a melhor opção seria diminuir essa sobrecarga e ter uma rotina de recuperação eficaz. Cada indivíduo se adapta a um tipo.

Outras lesões (a maior parte), em caso de tenistas amadores, ocorrem por causa de técnica ou uso de equipamentos inadequados, como por exemplo: raquete muito pesada ou muito leve; cordas duras, com tensão muito alta e substituição somente quando quebra; não flexionar os joelhos durante os golpes; não realizar a terminação dos movimentos; empunhaduras extremas; backhand com duas mãos com os cotovelos fletidos e juntos ao tronco; uso excessivo do open stance no forehand; lançamento da bola para trás no saque (hiperextensão da coluna); cruzar os braços na terminação do saque e forehand; etc

“Mas eu não sou tenista profissional?”, você deve estar pensando. Não importa. Se você é apaixonado pelo esporte e pretende jogar por muito tempo, é essencial que faça esse trabalho com essa abordagem. Vamos dar um exemplo prático.

É comum tenistas com lesões sérias na coluna, que podem estar associadas à sobrecarga na coluna no backhand com duas mãos. Após diagnosticadas e tratadas adequadamente, é de fundamental importância que se faça um trabalho de fortalecimento específico. E o mais interessante, não é só da coluna. A transmissão de força do nosso corpo é dada de forma cadenciada, que começa de baixo para cima e em todos os exercícios, seja de membros inferiores, seja de superiores, tudo tem que ser levado em consideração. E é isso que fazemos na fisioterapia esportiva.

E depois dessas correções, posso enfim voltar a jogar? Play e enjoy!

Exercícios para as fases de recuperação de lesão lombar

Mobilização

Execute os movimentos de forma lenta. Expire durante todo o movimento. Realize três séries de 10 repetições.

Faça o exercício sobre uma superfície dura, com auxílio de um colchonete. Procure manter joelho, quadril e ombros em 90° durante todo o exercício, tanto na posição côncava quanto na convexa.

Abdominal com feedback

Após uma lesão, o ideal seria realizarmos exercícios com alguma forma de feedback, ou seja, uma maneira de controlar e saber se realmente se está atingindo o objetivo (fotos);

 

Posicione o Stabilizer sobre a coluna conforme as imagens. Levante as pernas com os joelhos dobrados mantendo a lordose (curvatura normal da coluna). Com o medidor em uma das mãos, pressione a válvula para inflar até a marca de 40 mmg. Faça o exercício de esticar a perna mantendo a marcação. Quando conseguir manter o controle, com supervisionamento, evolua para o exercício da bicicleta (conforme a última figura).
Stabilizer mede a pressão exercida e auxilia no monitoramento da pressão que é exercida sob a coluna lombar (biofeedback pressórico).

 

Automassagem

Realize a automassagem conforme as fotos. Para cada posição, deslize o corpo sobre o rolo e continue até aliviar a dor.

 

Inicie a automassagem, deslizando sobre o rolo, com as duas pernas e evolua para uma perna por vez.
Inicie a automassagem, deslizando sobre o rolo, com as duas pernas e evolua para uma perna por vez.

 

Exercício de estabilização

Os exercícios devem ser realizados por tempo. Inicie com 30 segundos e evolua até um minuto. O importante é manter a postura durante todo o tempo. Evolua os exercícios conforme as fotos.


Mantenha o equilíbrio sobre os pés e cotovelos. Se conseguir realizar facilmente por pelo menos um minuto, evolua com a outra prancha levantando uma perna (20s) e depois a outra (20s). Conforme for melhorando, mantenha por mais tempo.


Como no exercício acima, porém com apoio sobre os joelhos, suspenda uma perna e um braço (opostos). Repita por 10 vezes e depois faça com os membros do outro lado.


Mantendo o equilíbrio lateral sobre pé e cotovelo, suspenda a perna. Alterne os lados.

Inspire e expire girando o tronco conforme as figuras.

 

Por Ricardo Takahashi

Publicado em 21 de Novembro de 2014 às 00:00


Preparação Física/Fisioterapia lesão recuperação recomendações

Artigo publicado nesta revista

Revolucionários

Revista TÊNIS 134 · Novembro/2014 · Revolucionários

Os 10 jogadores que mudaram o tênis. As mais importantes inovações técnicas e táticas