Precursores

Editorial - Edição 134


Bill Tilden e Don Budge

Bill Tilden e Don Budge

Toda mudança causa estranheza. Por mais mente aberta que as pessoas digam ser hoje em dia, diante de qualquer alteração de rotina, por mais singela que seja, sua primeira reação é a rejeição. Somente depois, quando já estão acostumados, é que acabam aceitando como algo corriqueiro, normal.

No tênis, temos diversos exemplos. Até pouco tempo atrás, aquela terminação de forehand de Rafael Nadal por sobre a cabeça era considerada uma aberração. Todos os treinadores puristas condenavam. Alguns ainda condenam. Porém, a eficiência do golpe do espanhol é inegável e passou a ser aceito.

Mas a história do esporte é pródiga em exemplos de jogadores que revolucionaram o tênis técnica ou taticamente. Portanto, nesta edição, prestamos uma homenagem a alguns desses precursores, tenistas que desafiaram as tendências de suas épocas e contribuíram para transformar o tênis no que ele é atualmente. Assim, listamos os 10 nomes que acreditamos serem os mais relevantes entre os milhares de jogadores da história do esporte. Se você acha que faltou alguém na lista, escreva-nos. Ficaremos felizes em ampliar essa discussão.

E ainda sobre mudanças no tênis, aproveitamos para falar sobre a polêmica presença dos treinadores em quadra autorizada pelas regras da WTA em suas competições. Em um esporte tradicionalmente individual, em que os atletas precisam encontrar as respostas aos problemas que surgem por si mesmos, essa seria uma mudança drástica demais? O que você acha?

Nesta edição, conversamos ainda com Bruno Soares sobre como se tornar um melhor duplista. O mineiro, que juntamente com Marcelo Melo tem mudado a visão que o brasileiro tem da modalidade, revela seus segredos para se aprimorar nesse jogo “diferente” e dá dicas essenciais tanto para quem acha que sabe tudo sobre duplas quanto para quem está começando a se arriscar em parcerias no clube ou academia.

Retornando para o tênis feminino, mais do que contar o que de melhor aconteceu no WTA Finals, em Singapura, analisamos as perspectivas para a próxima temporada. Quem poderá superar Serena Williams? Quais mulheres são realmente uma ameaça ao reinado da norte-americana que recentemente afirmou ter a intenção de bater o recorde de Grand Slams de Steffi Graf?

Conferira isso e muito mais em nossas páginas.

Bom jogo!
Arnaldo Grizzo e Christian Burgos

Da redação

Publicado em 21 de Novembro de 2014 às 00:00


Editorial Rafael Nadal forehand WTA regras Bruno Soares Singapura Serena Williams

Artigo publicado nesta revista

Revolucionários

Revista TÊNIS 134 · Novembro/2014 · Revolucionários

Os 10 jogadores que mudaram o tênis. As mais importantes inovações técnicas e táticas