Por onde a bolinha quica

Masters de duplas cadeirantes / Estrelas em ascensão / Nos EUA / Tchecas! / Fala muito! / Campeão nos 12 / Adeus Nikolay / Copa Guga


Masters de duplas cadeirantes

Já faz algum tempo que o Brasil se tornou o país das duplas. Nos últimos dois anos, Bruno Soares e Marcelo Melo estão entre os melhores da modalidade e garantiram vaga no ATP Finals, com as oito melhores parcerias do planeta. Aproveitando esse embalo, o Brasil também se classificou para o Masters de duplas em cadeira de roda nesta temporada com Rafael Medeiros e Daniel Rodrigues. Os brasileiros acabaram em sétimo lugar no evento realizado nos Estados Unidos depois de vencerem os norte-americanos Steve Baldwine e Stephen Welch por 6/4, 4/6 e 6/1.

 

Estrelas em ascensão

Durante o Finals em Singapura, a WTA promoveu o “WTA Rising Stars” (estrelas em ascensão). A entidade que rege o tênis feminino no mundo fez uma votação aberta ao público que elegeu quatro jovens promessas do esporte entre 20 e 22 anos. As selecionadas foram Monica Puig, Zarina Diyas, Saisai Zheng e Shelby Rogers. A princípio, todas jogaram entre si e as duas com mais vitórias se enfrentaram na final. Puig, porém, não deu chances às adversárias e venceu todos os seus quatro jogos no torneio. Na final, ela bateu Zheng por 6/4 e 6/3 para ficar com o primeiro troféu do WTA Rising Stars.

 

Nos EUA

Em meados de outubro, o ex-tenista Jaime Oncins anunciou que estava de partida para os Estados Unidos para trabalhar na Montverde Academy em um programa de desenvolvimento de atletas universitários em Orlando. “O que me motivou a aceitar esse projeto foi a constante busca de excelência dentro e fora das salas de aula, na qual tive a oportunidade de constatar em minhas visitas e reuniões na escola”, comentou Oncins, que continua como técnico do português Gastão Elias.

 

Fala muito!

A WTA decidiu banir o presidente da Federação Russa de Tênis, Shamil Tarpischev de suas competições por um ano, além de pagar uma multa de US$ 25 mil. Tudo isso porque o russo chamou Serena e Venus Williams de “Irmãos Williams”, ao comentar sobre como era jogar contra elas em um programa de televisão. “Ele foi muito insensível e extremamente sexista, assim como racista ao mesmo tempo”, disse Serena. Tarpischev, por sua vez, retratou-se, afirmou que tudo não passava de uma brincadeira, já que o programa era de humor, e alega que a piada foi tirada de seu contexto.

Tchecas!

Pela oitava vez na história e a terceira nos últimos três anos, a República Tcheca venceu a Fed Cup. Neste ano, o time liderado por Petra Kvitova precisou superar a forte equipe alemã na final disputada em Praga. Depois de sair na frente no primeiro dia com duas vitórias, de Kvitova sobre Andrea Petkovic e de Lucie Safarova sobre Angelique Kerber, as tchecas logo fecharam a conta com nova vitória da estrela do confronto, a atual campeã de Wimbledon, sobre Kerber. Com o título já definido, as alemãs venceram o jogo de duplas.

Resultados da final da fed cup

República Tcheca 3 x 1 Alemanha

Petra Kvitova (CZE) d. Andrea Petkovic (GER) 6/2 e 6/4
Lucie Safarova (CZE) d. Angelique Kerber (GER) 6/4 e 6/4
Petra Kvitova (CZE) d. Angelique Kerber (GER) 7/6(5), 4/6 e 6/4
Julia Goerges/Sabine Lisicki (GER) d. Andrea Hlavackova/Lucie Hradecka (CZE) 6/4 e 6/3

Campeão nos 12

Os jovens brasileiros da categoria 12 anos fizeram bonito no Sul-Americano disputado em Santa Cruz, na Bolívia. O time masculino, que contou com Natan Rodrigues, Pedro Boscardin Dias e Roberto Cotrim Neto, supervisionados pelo capitão Ricardo Schlachter, conquistou o título ao superar a equipe do Uruguai na final por 2 a 1. No primeiro jogo Rodrigues venceu Juan Martin Fumeaux por 6/4 e 6/3. E, depois que Dias perdeu para Francisco Llanes por 7/5 e 6/3, a parceria brasileira levou a melhor, vencendo por 6/2 e 7/5. Com a vitória, o time está garantido no Mundial que será realizado no Canadá em 2015. Já a equipe feminina, composta por Maria Fernanda Menezes, Namie Isago e Nalanda Teixeira, acabou na quinta colocação.
As meninas peruanas foram campeãs.

 

Adeus Nikolay

Aos 33 anos, Nikolay Davydenko resolveu dar um fim em sua prodigiosa carreira. Em meados de outubro, o russo anunciou que estava se aposentando. “Infelizmente, de uns anos para cá, estou batalhando contra as lesões. É difícil para mim falar sobre isso, estive pensando quando iria anunciar minha aposentadoria e a hora chegou. Tenho minha vida toda para viver”, declarou. Davydenko foi top 10 de 2005 a 2009, tendo alcançado o terceiro lugar no ranking e conquistado 21 títulos, entre eles três Masters 1000 e um ATP Finals em 2009.

Nikolay Davydenko

 

Copa Guga

Com participação de 1.152 tenistas, a sexta edição da Copa Guga Kuerten não só se consolida como uma das principais competições juvenis do Brasil, mas também como um dos principais eventos de tênis do país. Entre os destaques da competição deste ano, que além das categorias juvenis ainda teve tênis em cadeira de rodas e beach tennis, está o jovem Gabriel Sidney, que venceu nos 18 anos e, com isso, garantiu uma vaga entre os 100 primeiros do ranking juvenil da ITF.

Resultados finais copa Guga Kurten

18 anos
Gabriel Sidney (BRA) d. Rafael Wagner (BRA) 6/3 e 6/1
Medina Sahinagic (SUI) d. Cindy Oest (PAR) 7/6(3) e 6/3

16 anos
Gabriel Bugiga (BRA) d. Philip Heller (BRA) 6/3 e 7/5
Nathalia Gasparin (BRA) d. Julia Konishin (BRA) 6/3 e 6/1

14 anos
Luiz Santos (BRA) d. Giovanni Araújo (BRA) 6/2 e 6/2
Laura Wayerbacher (BRA) d. Anfisa Danilchenko (RUS) 6/1, 6/7(6) e 6/2

12 anos
Nathan Rodrigues (BRA) d. Pedro Dias (BRA) 6/3 e 6/4
Namie Isago (BRA) d. Maria Menezes (BRA) 6/2, 4/6 e 6/4

Da redação

Publicado em 21 de Novembro de 2014 às 00:00


Quadras Bruno Soares Marcelo Melo Copa Guga Kurten Rafael Medeiros Daniel Rodrigues WTA Rising Stars Monica Puig Shamil Tarpischev

Artigo publicado nesta revista

Revolucionários

Revista TÊNIS 134 · Novembro/2014 · Revolucionários

Os 10 jogadores que mudaram o tênis. As mais importantes inovações técnicas e táticas