O que rola fora das quadras

Cardíaca / Estrela do amanhã / Favorito dos fãs / Apêndice / Bom moço / Evolução e retorno / De volta aos treinos / No exército / Com as pernas boas / Serviços prestados / Empreendedora / Gabi sem raquete / Cuidado Graf / Sem aperto de mão



Melanie Oudin

Cardíaca

Uma das grandes promessas do tênis norte-americano, Melanie Oudin, de 23 anos, precisou passar por uma cirurgia para corrigir uma arritmia cardíaca que a tem atormentado. “Estava convicta que era algo ligado à ansiedade. É realmente muito frustrante para uma jogadora. Joguei durante muitas partidas com essa condição, pois nunca soube ao certo o que era. Tentava relaxar e respirar muito profundamente e deixava o corpo relaxar, então me sentia melhor. Se assemelha muito à um ataque de ansiedade”, contou a jovem antes de se submeter ao procedimento.

 

Estrela do amanhã

Todo fim de ano a ATP promove diversas eleições e, pela segunda vez, apontou a categoria “Star of Tomorrow” (estrela do amanhã), que substituiu o “Newcomer of the Year” (novato do ano). Agora, a menção é dada ao tenista mais jovem dentro do top 100, que nesta temporada é o croata Borna Coric, de apenas 17 anos, número 92 do mundo. O garoto foi o responsável pela derrota de Nadal no ATP da Basileia.

Borna Coric

 

Favorito dos fãs

Se há um título que parece praticamente impossível tirar de Roger Federer é o de “favorito dos fãs” em eleição pela internet feita anualmente pela ATP. Pouco antes de começar o ATP Finals em Londres, o suíço foi eleito pela 12ª vez seguida como o preferido do público mundial. Mas Federer não é somente o queridinho da plateia, é ainda um dos mais respeitados por seus pares, já que também foi eleito como o jogador com melhor espírito esportivo do circuito, recebendo o troféu Stefan Edberg Sportsmanship Award pela 10ª vez na carreira.

Roger Federer

 

Apêndice

Quando Rafael Nadal foi diagnosticado com apendicite no início de outubro durante o Masters 1000 de Xangai, mas decidiu tentar continuar no circuito até o fim da temporada, tratando-se apenas com antibióticos, pareceu algo muito arriscado à sua saúde. Depois de perder no ATP da Basileia, porém, o espanhol resolveu se submeter ao procedimento cirúrgico de retirada do apêndice no começo de novembro. O problema, infelizmente, fez com que Rafa tivesse que desistir do ATP Finals. Sua pré-temporada para 2015, contudo, não deve ser comprometida.

Rafael Nadal

 

Bom moço

O britânico Andy Murray, conhecido pelo amor por seus cães, é o novo embaixador mundial da WWF (World Wide Fund for Nature) na luta contra a caça e venda ilegal de animais selvagens no Nepal. O projeto abraçado pelo britânico utilizará cães farejadores para deter a ação de caçadores no parque nacional de Chitwan, onde tigres, rinocerontes e elefantes sofrem com a ação ilegal. “É importante que esse comércio seja evitado e o program a com cães farejadores pareceu a oportunidade perfeita para o meu apoio”, comentou Murray, que neste ano ainda levou o troféu Arthur Ashe Humanitarian Award da ATP por ter participado de diversas campanhas de arrecadação de dinheiro para a Unicef.

Andy Murray

 

Evolução e retorno

A ATP também elegeu o tenista que mais evoluiu na temporada 2014 e o que teve o melhor retorno. O espanhol Roberto Bautista Agut foi eleito pelos seus colegas como o tenista que mais progrediu nesta temporada, fechando o ano como número 15 do mundo. E o belga David Goffin foi quem teve o melhor retorno segundo os tenistas. Depois de sofrer com uma lesão e sair do top 100, conseguiu 44 vitórias e apenas quatro derrotas no segundo semestre para terminar perto do top 20.

 

Janko Tipsarevic

De volta aos treinos

Onde foi parar Janko Tipsarevic? Depois de duas temporadas brilhantes (2011 e 2012) em que terminou como top 10, o sérvio literalmente sumiu do circuito. Uma fibromatose no calcanhar esquerdo fez com que ele precisasse passar por duas cirurgias e ficasse longe das quadras por cerca de um ano e meio. A última cirurgia ocorreu em setembro e parece que, enfim, Tipsarevic está começando a retomar os treinamentos. “Faz um bom tempo, mais de um ano, minhas pernas não estão respondendo, absolutamente não respondem”, postou em seu Instagram e confirmou que recebeu convite para jogar o torneio de Chennai em 2015.

 

Dominic Thiem

No exército

Durante os próximos seis meses, Dominic Thiem, um dos tenistas mais promissores do circuito, estará prestando serviço militar na Áustria. Ao completar 21 anos, o jovem foi obrigado a se alistar, mas não deve ter sua carreira comprometida por isso, já que continuará jogando e treinando, mas agora como um oficial do exército austríaco, segundo assegurou o Ministro da Defesa e do Esporte, Gerald Klug. “Nem pensem em atacar a Áustria”, postou Thiem em seu Facebook.

 

Com as pernas boas

Pouco depois de romper seu relacionamento com o golfista Rory McIlroy, Caroline Wozniacki anunciou que iria participar da Maratona de Nova York. Seria uma maneira de afogar as mágoas? A dinamarquesa, contudo, realmente treinou para a prova e não fez feio. Mesmo depois de uma temporada desgastante, ela terminou a prova em 3 horas, 26 minutos e 33 segundos, tempo suficiente para se classificar para a Maratona de Boston. Assim que terminou a corrida, a tenista recebeu cumprimentos de amigos, entre eles, Serena Williams. Caro ainda participou da corrida como embaixadora do “Race For Kids”, programa de corredores que visa levantar fundos para programas sociais norte-americanos.

Caroline Wozniacki

 

Petra Kvitova

Serviços prestados

Além do título de Wimbledon neste ano, a tcheca Petra Kvitova encerrou a temporada com mais uma honraria. Recebeu da WTA o “Diamond Aces Award”, prêmio conferido à tenista que mais promoveu o tênis feminino durante a temporada. “Entendo quão importante é promover o tênis feminino fora das quadras. Estou muito feliz de fazer isso por este grande esporte e em poder retribuir com algo”, disse Kvitova. “Ela é uma grande embaixatriz para o nosso esporte e prontamente agradeceu a oportunidade de promover o tênis feminino pelo mundo todo”, apontou Stacey Allaster, CEO da WTA.

 

Empreendedora

Um ano depois de deixar precocemente as quadras de tênis, a francesa Marion Bartoli anda se aventurando no mundo dos negócios. A francesa abriu duas empresas, uma de joias, acessórios, roupas e sapatos e uma franquia de iogurtes congelados. A ex-tenista afirmou que não pensa em ser milionária, quer apenas ter uma renda futura. “Estou tentando garantir um pequeno ganho todo ano”, comentou.

Marion Bartoli

 

Gabi sem raquete

No começo de outubro, a cidade de Buenos Aires, na Argentina, prestou uma grande homenagem a uma das maiores tenistas de sua história, Gabriela Sabatini, ao erguer uma estátua de metal representando-a. No entanto, menos de um mês depois de inaugurada, a obra do artista Carlos Benavídez foi danificada por vândalos que simplesmente levaram a raquete das mãos da estátua. O conserto, porém, foi providenciado.

Gabriela Sabatini

 

Serena Williams

Cuidado Graf

Aos 33 anos, engana-se quem pensa que Serena Williams não almeja muito mais do tênis. Segundo seu treinador, o francês Patrick Mouratoglou, a norte-americana, que tem 18 títulos de Grand Slam na carreira, tem como meta superar a marca da lendária alemã Steffi Graf, que se aposentou com 22 Majors na carreira. “Ela não quer 22 Slams, mas 23. Serena está reescrevendo a história do tênis todas as temporadas e está muito animada, ela quer continuar a escrever muito mais páginas na história desse esporte. Sabemos que essa façanha está muito distante, mas pensamos nisso”, contou o técnico.

 

Sem aperto de mão

As grosserias do italiano Fabio Fognini andam deixando muita gente inconformada. Recentemente, porém, quem resolveu não levar os desaforos do tenista para casa foi o árbitro brasileiro Carlos Bernardes. Durante sua derrota para o francês Lucas Pouille, Fognini xingou o juiz de cadeira, que, ao final da partida, não escondeu sua irritação e se recusou a cumprimentar o italiano. O tenista continuou reclamando de possíveis erros do brasileiro, que retrucou: “Você não tem que me insultar, eu não lhe insulto”.

Da redação

Publicado em 21 de Novembro de 2014 às 00:00


Gente Melanie Oudin arritmia cardíaca Star of Tomorrow Borna Coric Roger Federer Stefan Edberg Sportsmanship Award Masters 1000

Artigo publicado nesta revista

Revolucionários

Revista TÊNIS 134 · Novembro/2014 · Revolucionários

Os 10 jogadores que mudaram o tênis. As mais importantes inovações técnicas e táticas