Domine o ponto com seu forehand

Dicas e justificativas para abandonar o backhand em determinadas situações


Ella Ling/RCA Productions/TPL
Fernando Gonzalez

É unanimidade entre os jogadores, professores e técnicos que o tênis atual evoluiu muito no quesito potência. Por esta razão, torna-se ainda mais necessário que o tenista tenha um golpe que faça a diferença. Sendo assim, vamos tratar do domínio do jogo com o forehand. Acredito que Ivan Lendl e Steffi Graf foram os precursores desta forma de jogar. Eles tinham um ótimo forehand, abriam a direita (no caso deles, pois eram destros) e baseavam seus jogos no domínio do adversário com este golpe. Atualmente Roger Federer, Rafael Nadal, Fernando Gonzalez, Maria Sharapova e muitos outros jogam desta forma.

As vantagens do forehand
Existem muitas vantagens em se bater uma bola com o forehand ao invés de usar o backhand. Mas, talvez, a mais importante é a potência que um golpe de forehand gera (maior do que no backhand). Vejamos alguns benefícios para o seu jogo quando você se posiciona mais para o lado esquerdo da quadra (no caso dos destros), abrindo o lado do forehand:

 - Maior alcance que o backhand;
 - Posicionamento ideal para atacar o backhand do adversário;
 - Boa condição para esconder a direção do seu golpe;
 - Maior facilidade para bater bolas altas;
 - Boa condição para dar uma deixada;
 - Posicionamento de controle e domínio da jogada;
 - Posicionamento de intimidação de seu adversário;
 - A maior parte da quadra está aberta para o seu forehand, dificultando o ataque adversário no seu backhand.

Ao refletir sobre os aspectos descritos acima, você provavelmente concorda com eles, mas sente mais confiança com seu backhand? Mesmo se este for o seu caso, ainda assim lhe incentivo a jogar desta maneira. Basta olhar para David Nalbandian e Guillermo Coria, que possuem um excelente backhand, porém, dominam as bolas de meio de quadra com seu forehand. Há raras exceções, mas não é comum ver jogadores no circuito profissional fugindo da direita. Arantxa Sanchez foi um exemplo. Acredite, uma vez que você decide abrir mais seu lado do forehand, este golpe começará a melhorar.

TREINOS

Para que você aprimore esta forma de jogar e se sinta mais confortável com o forehand seguem abaixo algumas sugestões de exercícios, tanto em situações fechadas (drills) como abertas (pontos):

 - Gaste tempo aperfeiçoando a técnica (mecânica) do seu forehand;
 - Treine exercícios batendo em diagonal (inside-out), ou seja, do seu forehand para o backhand do adversário;
 - Treine exercícios de definição de meio de quadra (batendo para ambos os lados da quadra);
 - Treine exercícios de forehand na corrida (como se seu adversário tivesse batido uma paralela de backhand contra você);
 - Treine seu posicionamento em quadra, para que você possa antecipar a próxima bola e também cobrir o lado direito da sua quadra (destro);
 - Treine seu trabalho de pernas para que possa fugir do backhand e também se mover rápido para as bolas abertas no forehand;
 - Treine a deixada com seu forehand, de preferência "escondendo" o golpe o máximo que puder.

Se você ainda não possui este padrão de jogo, incentivo-lhe a conversar com seu professor ou técnico e analisar se isto se adapta ao seu estilo. Uma vez que vocês entrarem em acordo, trabalhe neste sentido e você estará desenvolvendo um padrão de jogo que é aplicado pelos principais tenistas do mundo. E dá certo!

Ella Ling©Ron C Angle Productions-BEImages Sports/
Maria Sharapova
Cesar Kist

Publicado em 10 de Fevereiro de 2016 às 19:10


Notícias