Djokovic bate Federer e é campeão do ATP Finals

Tenistas fizeram bom jogo, mas o número um do mundo se saiu melhor e levantou o troféu pela quarta vez consecutiva


Neste domingo, às 16h, Djokovic e Federer protagonizaram a final do ATP Finals, que começou no último dia 15. O torneio que reúne os oito melhores tenistas do mundo também reuniu em sua partida decisiva, exatos, dez títulos do torneio. De um lado, o suíço buscava seu sétimo título, enquanto, do outro, o sérvio conquistaria seu quinto.

 

Abrindo o jogo, Novak Djokovic saiu na frente no placar com um erro de seu adversário. Roger Federer, no entanto, conseguiu virar e fechar o primeiro game. O segundo game continuou marcado por alguns erros: foram dois do sérvio, e três do suíço. Com o jogo empatado (1/1), Djokovic seguiu, no terceiro game, sendo o primeiro a pontuar. Em 30-30, o sérvio conseguiu quebrar o saque de seu adversário e virar o jogo. No quarto game, o número um do mundo fez dois aces e abriu vantagem: 3 a 1.

No quinto game, Federer venceu sem, ao menos, permitir que Djokovic pontuasse. Fez 15-0, 30-0 e com um belo smash fez 40-0, fechando em seguida. O começo do sexto game também não foi muito diferente. O sérvio viu seu adversário abrir, novamente, 30-0 e se mostrou bastante irritado com seus erros. A cobrança rendeu frutos: ele virou o jogo em 40-30. Porém, uma bela paralela de Federer e uma bola fora colocaram, de novo, o suíço em vantagem – agora, literalmente. No entanto, três erros seguidos, deram o game a Djoko (4/2).

 

A partida teve um número de erros considerável por ambas as partes; entretanto, a principal diferença se deve ao fato de que os de Federer, normalmente, vinham em sequência. Foi assim que, apesar de ter aberto 30-0, Federer deixou o game empatar. Após a dupla falta, o suíço teve concentração e conseguiu fazer dois belos pontos, diminuindo a diferença no set (4/3). Djokovic voltou a pontuar primeiro no oitavo game e venceu. O nono game começou com um ace de Federer - que parou por aí. Nole fechou o primeiro set por 6/3 em 39 minutos.

 

Embora ambos já tivessem se enfrentado na fase de grupos do ATP Finals, o jogo, desta vez, foi bem mais equilibrado. Federer começou na frente o primeiro game do segundo set, mas viu Djokovic virar e, com um belo ace, vencê-lo. A resposta veio logo. O suíço colocou o segundo game no bolso com direito a dois serviços convertidos. No game seguinte, apesar de uma bola na paralela que até seu adversário se viu no dever de aplaudir, Federer perdeu (2/1). O equilíbrio se fez tão presente que a partida voltaria a ficar empatada no quarto game.

 

No quinto, vale destacar o que teria sido uma bela jogada de Federer se não fosse a infelicidade da bola ter pego na rede e voltado. E apesar de não ser sua especialidade, Djokovic também fez um belo ponto de smash. O oitavo game foi especialmente disputado. O suíço recuperou três break points; com um ace conseguiu vantagem e fechou em um erro do sérvio (4/4). A situação do nono game foi bastante semelhante, a não ser pelo desfecho: desta vez, Djokovic não desperdiçou seus três break points e fechou o que seria o penúltimo game da final.

O espetáculo, entretanto, não havia terminado. Os dois maiores campeões da competição nos últimos dez anos, trocariam nada mais, nada menos, que 32 bolas em um único ponto do décimo game. A partida, todavia, não teve um desfecho tão digno. Com uma dupla falta de Federer, o número um do mundo Novak Djokovic fechou o segundo set com parcial de 6/4.

 

Após a 1h20 de jogo, Roger Federer recebeu sua premiação e declarou estar feliz de ter jogado a partida (diferentemente do ano passado em que chegou à final contra o mesmo adversário, mas não a disputou por uma lesão nas costas) e que Djokovic mereceu a vitória. Sem esquecer dos fãs, disse não ter como agradecer o suficiente e que espera ver a todos, ano que vem. Em seguida, foi a vez do melhor tenista do mundo receber seu grande troféu. O sérvio agradeceu sua equipe, disse estar muito orgulhoso por tudo que conquistou e que espera enfrentar o suíço mais vezes em outras grandes batalhas.

 

Este é o quarto ano consecutivo que Novak Djokovic conquista o ATP Finals. Com este feito, ele iguala, em cinco títulos, grandes nomes do tênis como Pete Sampras e Ivan Lendl - ficando atrás, somente, do próprio Roger Federer. Com ainda mais vantagem na ponta do ranking, o sérvio encerra sua temporada de 2015 e poderá passar férias tranquilo ao lado de sua família.

Da redação

Publicado em 22 de Novembro de 2015 às 19:40


Notícias ATP Finals Novak Djokovic Roger Federer