Beach Tennis

Bem sacada!

Dicas para você aprimorar o seu saque e fazer dele uma arma imprescindível


SE O SAQUE É FUNDAMENTAL no tênis, o mesmo pode-se dizer do beach tennis. É com ele que fazemos o primeiro contato com a bola e começamos todos os pontos. Com a bola em nossas mãos, único momento de total domínio do ponto, podemos escolher como e onde sacar. Ou seja, temos que aproveitar essa vantagem ao máximo.

Além da escolha do lado da quadra para iniciar o jogo, o sorteio feito antes de cada partida permite à dupla selecionar entre sacar e receber. Essa é uma escolha muito pessoal, mas pode parecer interessante começar devolvendo. Levando em consideração que sacar no beach tennis é uma tarefa cansativa – já que é necessário correr para a frente logo após o saque – ter um game de serviço após a pausa e descanso para a troca de lado pode ser uma boa estratégia.

Mais importante que sacar com força, atletas que conseguem ter boa colocação e variação do saque costumam confirmar seus games com mais frequência. Conseguir deixar os adversários em dúvida sobre como será o próximo serviço é fundamental para ter mais sucesso.

Treinar saque provavelmente não é uma preferência entre os jogadores. Entretanto, após vermos como esse fundamento é importante, procure investir mais tempo no seu treino e tente automatizar o movimento do saque. Para isso, nada melhor que repetir insistentemente o golpe até que ele se torne natural e esteja bem calibrado.

Lembre-se: a bola está em suas mãos e é você que tem o domínio do início do ponto. Respire fundo e play!

Dicas técnicas

  • Usar a empunhadura Continental;
  • Iniciar o movimento por cima da cabeça – semelhante ao movimento do smash;
  • Lançar a bola alta e um pouco à frente do corpo*;
  • Usar a “voltinha da raquete” (laçada ou looping) atrás da cabeça para ajudar na aceleração do movimento;
  • Fazer o contato com a bola no momento em que o pé de trás se desloca para a frente;

*Observação: Como é necessário correr para frente após o saque, o lançamento da bola à frente do corpo vai facilitar esse deslocamento e também permitirá o uso da transferência do peso do corpo para gerar força na batida.

contato com a bola
Faça o contato com a bola no momento em que o pé de trás se desloca para a frente
lançar

Usar a laçada ajuda na aceleração do movimento

 

Diálogo e sinais

Como um dos objetivos do saque é permitir que o parceiro intercepte a bola seguinte, é ideal que ele saiba onde vai ser feito o saque para poder se preparar da forma correta. Pensando nesse entrosamento, jogadores de beach tennis costumam usar sinais feitos com a mão atrás do corpo para combinar a direção do saque. Basicamente, a sinalização do número 1 é para saques na paralela, número 2 para saques no meio dos dois adversários e número 3 para saques na diagonal.

Formações

Além da formação básica, em que cada jogador é responsável por uma metade da quadra, existe a formação de saque em “I”. Nesse caso, o sacador e o parceiro ficam na mesma linha (um na frente do outro) e, após o saque, cada um se desloca para um lado da quadra. Usar essa formação é indicada para surpreender os adversários e deve ser usada apenas por jogadores que tenham facilidade de deslocamento na areia.

Dicas estratégicas

  • Tenha como base dois objetivos: colocar o saque em jogo e dificultar a devolução do adversário para que o seu parceiro possa interceptar a bola seguinte;
  • Busque o erro da devolução ou ace apenas quando estiver com pelo menos dois pontos à frente no game. Exemplos: 30/0 ou 40/15.
  • Saques entre a dupla adversária ou na diagonal longa são opções mais seguras por usarem áreas da quadra de maior dimensão e permitirem um maior tempo para o deslocamento do sacador;
  • Varie ao máximo o saque. Alterne velocidade, direção e efeito*;
  • Às duplas formadas por dois jogadores com nível de jogo semelhante, é indicado que o parceiro do sacador fique com o forehand no meio para poder interceptar a bola seguinte.
  • Às duplas formadas por dois jogadores com nível de jogo diferente, é indicado manter o melhor jogador com o forehand no meio, independentemente se a dupla vai sacar ou devolver.

*Possibilidades de efeitos e objetivos:

  • Chapado: aumento de velocidade;
  • Slice: angulação;
  • Top spin: aumento do giro da bola e, consequentemente, da sua queda logo após passar a rede, o que dificulta a devolução do adversário.

saque entre duplas

Saques entre a dupla adversária ou na diagonal longa são opções mais seguras

Dicas de treino

Crie situações que coloquem pressão no saque, evitando “sacar por sacar”. Exemplos:

  1. Sacar com direção livre. Se acertar, a contagem sobe. Se errar, a contagem diminui;
  2. Sacar logo após a sequência de deslocamentos. Dessa maneira, treina-se executar o golpe cansado e, consequentemente, sob pressão;
  3. Realizar competições entre sacadores e devolvedores;
  4. Jogar games em que o sacador perde dois pontos se errar o saque.
Por Marcela Evangelista

Publicado em 28 de Julho de 2014 às 00:00


Beach Tennis saque beach tennis treinar dicas

Artigo publicado nesta revista