Bélgica abre vantagem na final da Copa Davis

Após a primeira partida contra a Grã-Bretanha, o país tem 1 a 0 no placar geral. Restam outros quatro jogos


Os portões foram abertos, os torcedores entraram aos poucos e a cerimônia de abertura da final da Copa Davis começou na manhã desta sexta-feira. A grande decisão acontece em cinco de jogos. Portanto, para se sagrar campeã, Bélgica ou Grã-Bretanha deverão vencer três das partidas disputadas. Na largada, o país sede do evento saiu na frente.

 

O game inicial foi uma amostra do belo jogo que se iniciara: o britânico Kyle Edmund conquistou o primeiro ponto da partida somente depois de 12 minutos. O tenista seguiu pontuando e chegou a abrir 5/0 após duas quebras de saque. Para fechar o primeiro set, Edmund faria outros três pontos de ace e contaria com o nervosismo de seu adversário, David Goffin.

Entretanto, antes do equilíbrio, a torcida da casa ficaria ainda mais preocupada. No segundo set, Edmund seguiu superior. O belga, desta vez, pontuou ainda menos que no set anterior e conquistou apenas um game. Novamente a atuação abaixo do esperado de Goffin foi o fator decisivo. O tenista sofreu com 12 erros forçados e nove não forçados (contra apenas um e três do britânico, respectivamente); além de cometer duas duplas faltas.

 

Foi no terceiro set, então, que a situação se inverteu. David Goffin se achou em quadra, passou a aproveitar melhor seus saques e salvou três break points. Por consequência, Kyle Edmund não conseguiu manter o mesmo nível de antes e cometeu quase o dobro de erros de seu adversário. Conquistar o set deu confiança ao tenista belga, que não parou por aí.

Após mais de 2h20 de partida, Goffin também levou o quarto set e deixou tudo igual no placar. Sem pontos de ace e duplas faltas cometidas, esta foi a etapa na qual os pontos mais foram conquistados em bolas trocadas. Este também pode ser considerado o set da vingança. Nele, foi a vez do tenista belga conseguir duas quebras de serviço; enquanto, Edmund só venceu um único game.

 

Inspirado e apoiado por sua torcida e equipe, David Goffin atendeu às expectativas e fez o quinto e último set ainda mais arrasador. No geral, o jogo terminou em 3 sets a 2 com parciais de 3/6, 1/6, 6/2, 6/1 e 6/0. Com o resultado, a Bélgica larga à frente na final da Copa Davis; mas terá de vencer Andy Murray na próxima partida, ainda nesta sexta-feira, para manter a vantagem no placar. 

Da redação

Publicado em 27 de Novembro de 2015 às 13:58


Notícias Copa Davis Bélgica Grã-Bretanha David Goffin Kyle Edmund