Após polêmicas, Gala León quer cumprir seu papel como capitã da Espanha

O anúncio da primeira mulher à frente da Armada Espanhola na Copa Davis gerou muita discussão


gala león

Gala León era Assessora Esportiva da RFET antes da queda de Carlos Moyá

Após todos os comentários do mundo do tênis, em especial de Toni Nadal que afirmou não ser uma boa ideia colocar uma mulher que não conheça o tênis masculino como treinadora, Gala León deu entrevista ao jornal Marca para dar sua versão após toda a polêmica de uma mulher como capitã da Espanha na Copa Davis pela primeira vez na história.

A ex-tenista quis se ausentar de toda a discussão a respeito de sua escolha, mas afirmou que se via no banco da Espanha em jogos da Copa Davis em um futuro. "Nós não precisamos todos pensar do mesmo modo. Eu vou tentar me comunicar com os jogadores e descobrir o que o time necessita."

Sobre a discussão de uma mulher comandando uma equipe masculina na Davis e sobre as declarações de Toni Nadal, Gala León não polemizou. "Todos têm que se responsabilizar por suas palavras. Eu não estou aqui para um debate sobre sexismo, mas sim para ver o time espanhol da Copa Davis voltar ao Grupo Mundial e trazer a "saladeira" (se referindo ao formato do troféu da Copa Davis) de volta ao nosso país.

O presidente da RFET, Federação Real Espanhola de Tênis, José Luis Escañuela foi categórico em prol da nova comandante. "Eu sou o presidente e Gala León é a minha capitã," afirmou Escañuela. "Vamos esperar as coisas se ajeitarem e seguir em frente. O time da Fed Cup teve capitães por muito tempo e eles nos levaram a cinco títulos. Eu não penso que qualquer mulher tenha que explicar a razão de ser uma."

Da redação

Publicado em 23 de Setembro de 2014 às 17:57


Notícias Gala León Toni Nadal RFET Escañuela