Copa Davis

Andy Murray vence e deixa tudo igual

Com a vitória, Grã-Bretanha tira vantagem da Bélgica e empata placar geral


Logo após seu compatriota Kyle Edmund perder de virada para o belga David Goffin no jogo de abertura da final da Copa Davis, Andy Murray entrou em quadra com a missão de colocar a Grã-Bretanha novamente em igualdade com a Bélgica no placar geral. Para que o objetivo fosse cumprido, seria necessário derrotar Ruben Bemelmans, o que não foi uma tarefa árdua para o segundo melhor tenista do mundo.

O jogo começou às 14h com Murray no saque. Confirmando seu serviço e quebrando o do adversário, foi ele quem conquistou os dois primeiros games do set. Em seguida, o 108º do ranking da ATP até conseguiu empatar o jogo, mas ficou em igualdade por pouco tempo. Bemelmans viu o britânico voltar à frente no placar e, apesar de ter conquistado mais um game, foi incapaz de impedir que o primeiro set fosse encerrado com parcial 6/3.

 

O começo do segundo set foi bastante parecido: Murray ganhou os dois primeiros games; e Bemelmans, o terceiro. As vantagens abertas pelo britânico não pareciam abalar a confiança e força de vontade do tenista belga. Durante o set, ele voltou mais uma vez a se aproximar no placar, mas sem nunca conseguir empatar o jogo. Conquistar o segundo set, então, foi questão de tempo para Murray que após 46min o fez por 6/2.

 

No terceiro set, um susto para a torcida britânica. Seu melhor tenista começou atrás no placar. Bemelmans saiu à frente pela primeira vez no jogo. E o revés continuou. No quinto, ambos tiveram a chance de fechar e ficar em vantagem, mas foi o belga que reassumiu a dianteira. Com este cenário, a Flanders Expo se animou. Bastante disputado, o 11º game deu ao belga a oportunidade de ganhar seu primeiro set e manter-se vivo no jogo. Entretanto, Murray não permitiu, virou o jogo e encerrou o duelo com parcial de 7/5.

Como era de se esperar, o número dois do ranking ATP foi superior na partida. Sem perder muitos pontos importantes; ele viu seu adversário cometer o dobro de erros, dar quatro pontos de dupla falta e levar outros quatro aces. E apesar de ser só um ano mais velho, a experiência é discrepante: Murray já fez 39 partidas de Copa Davis, enquanto o belga jogou apenas 18.

 

Com este resultado, a Grã-Bretanha empata com a Bélgica no placar geral. Cada país tem agora uma vitória. O desempate virá em partida de duplas neste sábado, às 13h. Os capitães das equipes ainda podem fazer alterações; mas a princípio, o jogo será entre Steve Darcis/Kimmer Coppejans e os irmãos Murray.

Da redação

Publicado em 27 de Novembro de 2015 às 17:03


Notícias Copa Davis Bélgica Grã Bretanha Andy Murray Ruben Bemelmans